CLAUDIO PIGHIN'S COMMUNICATION AREA                        clpighin@claudio-pighin.net

Primo sito dedicato esclusivamente alla
comunicazione nell'Evangelizzazione

Home 

Autor

Informações

Livros/Textos

Vídeos

Hospedes

PASCOM

Links

ApogeOnline

News

  


Copyright © 2003 PASCOM

 

 Informações

Opinião-  Vicissitudes do Evangelho

Dom Sinésio Bohn -   Bispo de Santa Cruz do Sul

Numa roda de cristãos alguém deplorou a disputa de fiéis por tantos novos movimentos religiosos e até observou, um mercado moderno, sem respeito pela consciência e sem ética nas relações entre instituições. Uma senhora alemã atalhou: "É melhor a concorrência religiosa ou a indiferença religiosa?"

De fato, a sociedade da Europa Central tem tudo que precisa para viver dignamente. Mas não dá a sensação de um povo alegre e feliz, como os pobres da América Latina.

O abandono em massa da Igreja por parte dos cristãos católicos para fugir do "imposto da Igreja" estancou. E mesmo que a freqüência à Missa ou ao culto diminua, há dez vezes mais pessoas nas igrejas do que nos estádios de futebol da "Bundesliga" (Liga Alemã de Futebol).

Outro fenômeno formidável é a solidão e o anonimato nas cidades. Há bairros urbanos onde 50% até 60% das moradias reside apenas uma pessoa. Sem relações humanas, sem família, sem apoio, como que abandonados. É a decomposição da sociedade, pela falência da solidariedade, a exaltação do individualismo e como resultado o anonimato e a solidão.

Como evangelizar esta sociedade? No Brasil assumimos três prioridades: A Palavra de Deus, a renovação litúrgica e o testemunho da caridade. No âmbito da valorização e acolhimento da pessoa, do fortalecimento da comunidade e da sociedade solidária.

O catolicismo alemão, se vejo bem, procura superar a frieza e a indiferença religiosa pela renovação espiritual através da liturgia e de encontros de espiritualidade. Também pela defesa corajosa da vida, incluindo a família, e a integridade da criação. Terceiro, pela transmissão da fé à próxima geração, com especial atenção às crianças e à juventude. Finalmente, pelo fortalecimento das relações humanas e dos vínculos comunitários, tanto no âmbito do próprio país, como nas relações de solidariedade com os povos do mundo e de diálogo com outras religiões e outras culturas.

Para alcançar tais objetivos existem inúmeras iniciativas, instituições e milhares de pessoas comprometidas. Creio que a crise da fé na Europa Central e as iniciativas das duas grandes Igrejas (Católica e Evangélica) para superá-la devam servir como alerta para não trilharmos o caminho da indiferença religiosa, com as graves conseqüências para a sociedade global.

Mas também podem servir de luz para iluminar os caminhos da evangelização em nosso país, o Brasil. Pois renovação espiritual, defesa corajosa da vida, inclusive a integridade da criação, transmissão viva e criativa da fé às novas gerações, com especial atenção à juventude e à infância; formação  de comunidades autênticas, como fermento de uma sociedade solidária; são objetivos válidos para prevenir a decadência da sociedade e manter vivo o Evangelho entre nós.

Opinião
Vicissitudes do Evangelho

Nova Igreja na Amazonia

Congresso Missiologico Internacional

La comunicazione della Chiesa in Brasile

Nuovo libro : Missionari  perchè?
"Testimonianza di presenza e preghiera"

CD-ROM sulla Pontificia Università Urbaniana

Seminário sobre comunicação virtual em Belém do Pará

AUDITEL

Mensagen do Santo Padre para a celebrção do 37° Dia Mundial Das Comunicações Socias

 

Pensiero del giorno